sábado, 19 de novembro de 2011

AFINAL O QUE É INCLUSÃO?

  TENHO OUVIDO MUITO SOBRE INCLUSÃO, MAS, AFINAL O QUE INCLUSÃO?
  HOJE TIVE A OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR A PALESTRA DE UMA GRANDE AMIGA, QUE ALÉM DE PEDAGOGA E PÓS GRADUANDA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), É MÃE E SABE O QUE É TER UM ALUNO SURDO EM CASA. ANTES DE SUA FALA, OUVI OUTROS DOIS GRANDES PALESTRANTES, UM OUVINTE E OUTRO SURDO. NA FALA DESTES ESPECIALISTAS VI UMA INCLUSÃO, QUE ACABA POR EXCLUIR. DIGO ISSO PORQUE, NO CASO ESPECÍFICO QUE FOI DISCUTIDO SOBRE O USO DA LIBRAS, FICA EVIDENTE A DEFESA DE ESCOLAS ESPECIAIS VOLTADAS AO ALUNO SURDO, DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO DA LÍNGUA DE SINAIS. ISSO PORÉM ACABA POR AFASTÁ-LO DE UM CONVÍVIO COM UMA SOCIEDADE OUVINTE.  
  ORAS, PENSO EU E ASSIM VI NA FALA DE MINHA AMIGA MARINALVA, SE EU FOR PARA FORA DO PAÍS, TEREI DE APRENDER ESTE NOVO IDIOMA, E SAIO ORGULHOSA PROPAGANDO MEU FEITO. ENTÃO, PORQUE NÃO APRENDER UMA LÍNGUA QUE É DE MEU PAÍS E QUE ME POSSIBILITA A INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM TODOS?
  PARA MIM, INCLUSÃO É POSSIBILITAR NESTE CASO, A COMUNICAÇÃO EM QUALQUER LUGAR, É DAR FERRAMENTAS PARA QUE TODOS CONHEÇAM E RECONHEÇAM NA LIBRAS A IMPORTÂNCIA DE SEU PAPEL INTEGRADOR, ISSO DESDE A TENRA IDADE DA CRIANÇA, SEJA ELA OUVINTE OU NÃO. 
  É AINDA DESMISTIFICAR O USO DE SINAIS COMO SE OS MESMOS FOSSEM MÍMICAS, POIS NÃO SÃO. A LIBRAS É UMA LÍNGUA E CARREGA CONSIGO TODAS AS ESPECIFICIDADES COMO A LÍNGUA PORTUGUESA.
  NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO CENTROS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS, E SIM QUE, PARA QUE OCORRA EFETIVAMENTE A INCLUSÃO É PRECISO QUE AS ESCOLAS DESDE CEDO OFERTEM O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, A ALUNOS OUVINTES, NÃO OUVINTES, PROFESSORES, E TODA EQUIPE PROFISSIONAL. ASSIM FORMAREMOS CIDADÃOS PLENOS E CONSCIENTES E UMA SOCIEDADE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário